top of page

DAMA COM ARMINHO - Autora: Angélica Nogueira instagram - @angelicanogueirabhz



Entardecia e o céu com seus matizes dourados, próximo à construção da Catedral, trazia um clima romântico à bela cidade, em pleno período renascentista, quando Leonardo da Vinci, que começara a pintar aos 14 anos de idade, chegava à Milão em 1482, aos 30 anos. Seu objetivo seria pintar um retrato de Cecília Gallerani, amante de Ludovico Sforza, também conhecido como Ludovico Il Moro - Duque de Milão.

Cecília admirada pelos seus vários dotes artísticos - falava latim, escrevia poemas e cantava -, fazia parte de uma família próspera. Na época em que seu retrato foi pintado, ela tinha cerca de 16 anos de idade e era famosa por sua beleza.

Leonardo foi recebido com a gentileza própria da nobreza da época. E, ao olhar para Cecília logo percebera sua expressão lírica e altiva.

O pintor captou a suavidade do eu interior da jovem, transmitindo o frescor de sua juventude, presença marcante e caráter. A jovem aparece dirigindo a cabeça para o lado, girando-a ligeiramente por cima do ombro, em atitude de escuta, e o animalzinho – um arminho - vira a cabeça para o outro lado, contribuindo para a dinâmica da pintura. Cecília o aconchega ao seu colo. Ela não tem os lábios pintados ou qualquer tipo de maquiagem.

Nesse tipo de composição era costume inserir elementos simbólicos, no caso o arminho, em contraste com a pacificidade da jovem. Este animal era um dos emblemas de Ludovico significando nobreza, pureza e elegância.

Ludovico e Cecília viveram seu amor por 10 anos. Quando a admirável obra de arte foi finalizada - para a infelicidade da jovem - o Duque de Milão terminou o romance e casou-se com a nobre Beatrice d'Este, uma das princesas mais lindas e bem sucedidas da Renascença Italiana.

A jovem Cecília Gallerani ficou eternizada na magnífica obra de arte do grande mestre e gênio Leonardo da Vinci. Essa história caracteriza bem o papel da mulher na sociedade do período.

1.890 caracteres

Fontes de pesquisa: Wikipédia e livro: A História da Arte de E. H. Gombrich

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2021 por Contos de Angelica Nogueira. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page