top of page

SIMONE DE BEAUVOIR - Um diálogo existencialista by Angélica Nogueira


Nogueira Instagram: @angelicanogueirabhz


- Mon Chérie, Simone, hoje faz 50 anos que estamos juntos - uma vida. Você se lembra de como nos conhecemos? Paris, 1929. Éramos tão jovens, já tão audaciosos, você saiu da casa de seus pais para viver só, aos 21 anos. Se tornou professora, filósofa existencialista e escritora famosa. Quebrou paradigmas. É claro, que não iríamos ter um casamento conforme o padrão de uma sociedade patriarcal, usual na época, sendo quem somos. Isso deu o que falar!

- Concordo com você meu amado Sartre. - Entre nós, o amor nunca significou posse, e sim um tipo desprendido de amor, significava amar e deixar a outra pessoa ser ela mesma, livre. “Nada, portanto, nos limitava, nada nos definia, nada nos sujeitava, nossa ligação com o mundo, nós é que as criávamos, a liberdade era nossa própria substância.”. *Simone de Beauvoir

- Castor [apelido de Beauvoir, uma brincadeira com a palavra “beaver”, castor em inglês] - você abriu caminho para que outras mulheres levantassem suas cabeças. Suas teses, mostraram que cada pessoa é responsável por si própria. As mulheres, até então, não eram consideradas como iguais; e sim como inferiores. Em seu livro “O Segundo Sexo”, você afirmou que as mulheres são tão capazes de escolher quanto os homens e que, portanto, podem optar por elevar-se. As decisões tomadas poderiam definir o modo de viver. Enfatizou a “liberdade de reflexão” sobre a colocação da mulher na sociedade, tornando-se este um dos pilares para a formação de seu pensamento.

- Amado Sartre, aqui estamos, beirando os 70 anos de idade, certamente, durante todos esses anos, através de nossa atuação, tivemos um papel importante no pensamento moderno. Todo esse tempo, fomos corajosos, autênticos e verdadeiros, transmitindo o que acreditamos. O impacto sobre a sociedade ficará por conta do tempo, no eterno processo de evolução. Que a humanidade possa continuar erguendo o bastão da igualdade de gênero, e que a liberdade seja sempre a opção entre todos os povos!

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2021 por Contos de Angelica Nogueira. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page